Dia 4 de Março

Publicada por ajud ' ART

Neste dia 4 de Março, quinta-feira durante a hora de área de Projecto, o nosso grupo desenvolveu mais uma pequena actividade. Estivemos reunidas à conversa com o psicólogo José Mário Albino, da ACAPO Coimbra.
No decorrer desta conversa tivemos a oportunidade de nos serem esclarecidas algumas dúvidas que surgiram durante o acompanhamento dos invisuais À visita do mosteiro de Santa Clara-a-velha.
Queríamos saber como é que as pessoas invisuais conseguem fazer tarefas do dia-a-dia que para nós é tão fácil, mas que se podem tornar um verdadeiro pesadelo para quem for incapacitado de ver, tais como por exemplo, pôr uma máquina de roupa a lavar.
Parece uma coisa bastante simples de se fazer, certo? Mas como conseguirão os invisuais separar as cores das roupas de maneira a não a tingir? Como detectarão eles as nódoas?
Numa conversa demorada e depois de alguns jogos concluímos que as pessoas invisuais são obrigadas a desenvolver os outros 4 sentidos, não podendo contar com a visão. Assim, desenvolvem os seus outros sentidos de maneira a poderem contornar as dificuldades que lhes surgem. No entanto, algumas vezes e para certas actividades, necessitam de ajuda. Ajuda essa dada por amigos, familiares ou se necessário pela associação ACAPO.

Nota: publicaremos em breve a conversa gravada com o psicólogo José Mário Albino.

0 comentários:

Enviar um comentário