Sensibilização da comunidade escolar- 12 de Maio

Publicada por ajud ' ART

Com base nos jogos/ exercícios que realizámos com o psicólogo José Mário Albino, o nosso grupo decidiu desenvolver uma actividade com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar. Contactámos a ACAPO Coimbra, e contamos já com a colaboração de alguns associados da mesma associação.
Esta actividade será realizada no dia 12 de Maio (4ª feira), no espaço em frente aos monoblocos do bar e da cantina e a partir das 9h30 até às 17h, com um intervalo para almoço das 13h45 às 14h30.
Serão realizados exercícios de orientação num percurso com obstáculos, em que os participantes estarão de olhos vendados, exercícios de ordenação e exercícios de reconhecimento.

Se és aluno da ESAB, contamos contigo!

Traz o teu grupo de amigos e vem participar nesta aventura!


Dia 4 de Março

Publicada por ajud ' ART

Neste dia 4 de Março, quinta-feira durante a hora de área de Projecto, o nosso grupo desenvolveu mais uma pequena actividade. Estivemos reunidas à conversa com o psicólogo José Mário Albino, da ACAPO Coimbra.
No decorrer desta conversa tivemos a oportunidade de nos serem esclarecidas algumas dúvidas que surgiram durante o acompanhamento dos invisuais À visita do mosteiro de Santa Clara-a-velha.
Queríamos saber como é que as pessoas invisuais conseguem fazer tarefas do dia-a-dia que para nós é tão fácil, mas que se podem tornar um verdadeiro pesadelo para quem for incapacitado de ver, tais como por exemplo, pôr uma máquina de roupa a lavar.
Parece uma coisa bastante simples de se fazer, certo? Mas como conseguirão os invisuais separar as cores das roupas de maneira a não a tingir? Como detectarão eles as nódoas?
Numa conversa demorada e depois de alguns jogos concluímos que as pessoas invisuais são obrigadas a desenvolver os outros 4 sentidos, não podendo contar com a visão. Assim, desenvolvem os seus outros sentidos de maneira a poderem contornar as dificuldades que lhes surgem. No entanto, algumas vezes e para certas actividades, necessitam de ajuda. Ajuda essa dada por amigos, familiares ou se necessário pela associação ACAPO.

Nota: publicaremos em breve a conversa gravada com o psicólogo José Mário Albino.