No dia 12 de Maio de 2010 realizámos na Escola Secundária de Avelar Brotero uma Actividade de Sensibilização da comunidade para as dificuldades das pessoas invisuais em determinadas tarefas do dia-a-dia.
Para este dia tínhamos planeado actividades/jogos a desenvolver dentro e fora do Bar dos Alunos. Este foi o local escolhido por ser o local mais frequentado pelos alunos da escola e, também, por ser o local onde dispúnhamos de mais espaço.
Dias antes desta Actividade de Sensibilização espalhámos pela escola alguns cartazes, fizemos chegar avisos às turmas e deixámos na Papelaria da escola fichas de inscrição para as actividades que se iriam processar da seguinte maneira:
9h30 – 12h00 (dentro do bar)
Jogos de identificação de objectos
Jogos de escrita e desenho
9h30 – 11h00 (fora do bar)
Percurso de obstáculos
11h00 – 12h00 (fora do bar)
Jogo de Ordenação
12h00 – 12h45 (fora do bar)
Jogo de Reconhecimento
13h45 – 14h30 (Biblioteca)
Sessão de esclarecimento
15h00 – 17h00 (dentro do bar)
Jogos de identificação de objectos
Jogos de escrita e desenho
Apesar de termos chegado ao dia da Actividade de Sensibilização sem inscrições, optámos por realizar tudo como estava planeado.
Para o Percurso de Obstáculos utilizamos barreiras de atletismo e cones de sinalização (previamente solicitados à Direcção da escola), caixas de plástico e caixas de cartão para criar obstáculos. Em substituição da bengala usada por invisuais, utilizámos um cabo de vassoura.
O espaço usado para o Jogo de Ordenação e de Reconhecimento foi delimitado usando 4 cadeiras e fita-cola.
No interior do Bar, colocámos uma tela de projecção, um projector e um computador portátil (também estes solicitados à escola) para projectar o filme “Superar os Limites”, realizado pela Direcção Regional de Educação do Centro e disponibilizado pela ACAPO. Este filme mostrava diversos casos de pessoas que por serem portadoras de deficiência tiveram de se adaptar e superar os limites da sua condição.
Para a Identificação de Objectos foram usadas latas de conservas, tubos de diversos cremes, moedas.
No intervalo das 10h começaram a surgir inscrições para as actividades e ao longo de todo o dia tivemos 22 participações. No fim da participação em cada actividade realizámos um pequeno inquérito procurando saber as dificuldades sentidas, entre outras.
A Sessão de Esclarecimento das 13h45 iria decorrer na Biblioteca da Escola e seria orientada pelo Sr. Luís André Martins (Assistente Social da ACAPO) e pelo Sr. José Mário Albino (Psicólogo da ACAPO). Para esta sessão, seriam também necessárias inscrições, mas dado que às 12h desse dia não havia inscrições, optámos por cancelar a vinda de ambos, decidindo que será mais apropriado fazerem uma pequena intervenção no dia da apresentação do nosso projecto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)